LogoNIDProtech

NIDPROTECH

O objectivo da criação do NIDPROTECH está subjacente à estratégia da Latino Group no que concerne o crescimento do negócio, numa perspectiva de inovação e diferenciação dos produtos e serviços a oferecer ao mercado.

O NIDPROTECH é a limítrofe da Latino Group para a investigação e desenvolvimento em produtos de base têxteis orientados principalmente para aplicações nos domínios da protecção individual, com forte ênfase na monitorização e mitigação de riscos, num conceito de Smart Wearable Systems.

Tem como principio incrementar a transferência de tecnologia base para o desenvolvimento de novos produtos e serviços através da prossecução de actividades conjuntas e duradouras (a curto, médio e longo prazo) com Clientes, Parceiros, Fornecedores e Instituições de ID&i.


LogoNIDProtech_descricao

NIDPROTECH –Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em produtos têxteis para proteção pessoal

01-01-2017 a 31-12-2019

O projeto “NIDPROTECH –Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em produtos têxteis para proteção pessoal”, promovido pela empresa Latino-Confecções Lda.(Portugal) e co-promovido pelo Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T) da Universidade do Minho, é cofinanciado pelo Portugal 2020.

Este projeto de I&DT, promovido pela Latino -Confecções Lda. em parceria com o 2C2T e a Plataforma Internacional Fibrenamics da Universidade do Minho, tem como principal objetivo a constituição de um núcleo de investigação e desenvolvimento no âmbito dos produtos têxteis utilizados na proteção pessoal de profissionais sujeitos a diferentes níveis de risco, mas principalmente, riscos de natureza mecânica como corte, punção, perfuração e balística.

O núcleo tem como principal objetivo a concentração e reforço de competências na área de produtos têxteis de proteção pessoal, através da criação de estrutura de ID recorrendo às competências de uma entidade do Sistema Científico e Tecnológico da área, a Universidade do Minho, através do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil, e uma entidade do meio empresarial a operar no domínio dos produtos têxteis para a proteção pessoal, a LATINO, de forma a fomentar o estabelecimento de uma parceria duradoura, com uma articulação adequada entre as duas entidades.

A criação do núcleo proporciona aos promotores a oportunidade de partilharem as suas competências, sendo que, no caso da LATINO,incluem aptidões de design, produção e comercialização, e, no caso da UMINHO, aptidões relacionadas com o desenvolvimento, avaliação de desempenho e incorporação de conhecimento científico. Assim, as entidades envolvidas poderão fomentar o networking interno e entre si, de modo a reforçarem as suas capacidades e o caráter ID na área dos têxteis de elevado desempenho.

Assim sendo, este projeto conjetura a estruturação de, pelo menos, 5 projetos de ID, relativos a cada uma das temáticas abordadas, a levar a cabo pelas entidades envolvidas, considerando os desafios identificados anteriormente, num prazo máximo de 3 anos.

Consórcio

latinogroupuminho2c2tfibrenamics

Financiamento

portugal2020unicaoeuropeia


ilalean

Innovative Learning Approaches for Implementation of LEAN Thinking to Enhance Office and Knowledge Work Productivity

2016 – 2018

O projeto ILA-LEAN pretende desenvolver materiais didáticos para melhorar o conhecimento necessário à implementação do pensamento Lean nos locais de trabalho. Muitas empresas aplicam este pensamento mas, normalmente, apenas nas áreas produtivas. Contudo, muitas empresas reconhecem também a existência de desperdícios em outras áreas como, por exemplo, as áreas administrativas. Portanto a capacidade de identificar e eliminar desperdícios nessas áreas será obviamente benéfica.


NECESSIDADES A CONSIDERAR

Falta de atratividade das atuais ferramentas de formação baseadas na abordagem didática;

Falta de flexibilidade/portabilidade das atuais ferramentas de formação.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Aumentar a cooperação entre instituições de ensino e empresas, na UE, de modo a promover a empregabilidade;

Aumentar o uso sinergético de tecnologias de ponta, de forma integrada, com uma abordagem de trabalho em equipa e desenvolvimento pessoal;

Melhorar a eficácia do ensino/aprendizagem de conteúdos Leanaplicados ao trabalho administrativo e intelectual;

Potenciar o ensino à distância;

Atualizar e inovar as atuais ferramentas de formação.

Consórcio

latinogrouplogos2logos1

Financiamento

erasmus


auxdefense

AUXDEFENSE –Materiais Avançados para a Defesa

01-01-2016 – 31-12-2018

O AuxDefense é um projeto financiado pelo Ministério da Defesa Nacional que tem como objetivo o desenvolvimento de equipamentos de proteção individual avançados com elevada resistência ao impacto, corte e perfuração e de componentes de equipamentos militares (compósitos) com excelente resistência ao impacto.

Deste projeto espera-se a criação de produtos inovadores, incluindo coletes e capacetes balísticos e fardamento de combate, incluindo joelheiras e cotoveleiras, recorrendo a estruturas com comportamento auxético.

Consórcio

latinogroupuminho2tecminhofibrenamics forcaaereaexercitofibrautoidtconsultinglmasciencentris

Financiamento

republicaportuguesa