NIDPROTECH –Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em produtos têxteis para proteção pessoal
01-01-2017 a 31-12-2019
O projeto “NIDPROTECH –Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em produtos têxteis para proteção pessoal”, promovido pela empresa Latino-Confecções Lda.(Portugal) e co-promovido pelo Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T) da Universidade do Minho, é cofinanciado pelo Portugal 2020.
Este projeto de I&DT, promovido pela Latino -Confecções Lda. em parceria com o 2C2T e a Plataforma Internacional Fibrenamics da Universidade do Minho, tem como principal objetivo a constituição de um núcleo de investigação e desenvolvimento no âmbito dos produtos têxteis utilizados na proteção pessoal de profissionais sujeitos a diferentes níveis de risco, mas principalmente, riscos de natureza mecânica como corte, punção, perfuração e balística.
O núcleo tem como principal objetivo a concentração e reforço de competências na área de produtos têxteis de proteção pessoal, através da criação de estrutura de ID recorrendo às competências de uma entidade do Sistema Científico e Tecnológico da área, a Universidade do Minho, através do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil, e uma entidade do meio empresarial a operar no domínio dos produtos têxteis para a proteção pessoal, a LATINO, de forma a fomentar o estabelecimento de uma parceria duradoura, com uma articulação adequada entre as duas entidades.
A criação do núcleo proporciona aos promotores a oportunidade de partilharem as suas competências, sendo que, no caso da LATINO,incluem aptidões de design, produção e comercialização, e, no caso da UMINHO, aptidões relacionadas com o desenvolvimento, avaliação de desempenho e incorporação de conhecimento científico. Assim, as entidades envolvidas poderão fomentar o networking interno e entre si, de modo a reforçarem as suas capacidades e o caráter ID na área dos têxteis de elevado desempenho.
Assim sendo, este projeto conjetura a estruturação de, pelo menos, 5 projetos de ID, relativos a cada uma das temáticas abordadas, a levar a cabo pelas entidades envolvidas, considerando os desafios identificados anteriormente, num prazo máximo de 3 anos.